Semana Santa: Arquidiocese divulga programação de missas e celebrações em Teresina
10/04/2025
(Foto: Reprodução) Para o padre José Nery, período, um dos mais sagrados do calendário litúrgico católico, é oportunidade de renovação da fé e intimidade com Deus para os fiéis. Teresina Ressuscita com Cristo retorna com grande procissão luminosa
Divulgação
A Arquidiocese de Teresina divulgou a programação da Semana Santa 2025 para os católicos na capital, que começou com o Domingo de Ramos (13) e se estende até o Domingo de Páscoa (20), com celebrações presididas pelo arcebispo Dom Juarez Marques na Catedral de Nossa Senhora das Dores, na Praça Saraiva, Centro da cidade.
VEJA TAMBÉM:
O que abre e o que fecha na Semana Santa e no feriado de Tiradentes
A programação das encenações da Paixão de Cristo pelo Piauí
A Semana Santa é um dos períodos mais sagrados do calendário litúrgico, para os católicos. Marcada por ritos, celebrações e reflexões, ela relembra a paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo.
Para o padre José Nery, assessor eclesiástico da comunicação na Arquidiocese de Teresina, a vivência do período é oportunidade de renovação da fé e intimidade com Deus para os fiéis.
“A Semana Santa é uma experiência que revigora a nossa vida, fortalece nossa fé e nos dá ânimo para seguir a caminhada. Nela, vemos Deus presente na história humana, por meio de seu Filho encarnado, que passa fazendo o bem, curando feridas e nos apontando o verdadeiro caminho. Ele nos ensina que é possível viver com fé, esperança e amor”, afirmou.
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
Programação
Procissão de Bom Jesus dos Passos, em Oeiras, Piauí
Patrícia Andrade
As solenidades presididas pelo arcebispo metropolitano, Dom Juarez Marques, serão na Catedral de Nossa Senhora das Dores, na Praça Saraiva, no centro de Teresina.
Na Segunda-feira Santa (14), ocorreu a Missa do Crisma, também conhecida como Missa da Unidade ou dos Santos Óleos. Confira o restante da programação:
Tríduo Pascal - Quinta-feira Santa (17); com a Missa da Ceia do Senhor, celebrada às 18h;
Sexta-feira Santa: às 15h, ocorre a Liturgia da Paixão, seguida da Procissão do Senhor Morto, que sairá da catedral e seguirá pelas principais ruas do centro de Teresina até a Igreja São Benedito;
Sábado Santo (19): às 21h, a comunidade se reúne para a Vigília Pascal. Com a bênção do fogo novo e o acendimento do Círio Pascal, celebra-se a vitória de Cristo sobre a morte.
Domingo da Ressurreição (20): celebração da Páscoa do Senhor. Procissão "Teresina Ressuscita com Cristo" às 16h saindo do adro da Igreja São Benedito até o Parque Potycabana.
“É quando o sol brilha eternamente e Cristo ilumina toda a terra com sua vida. É a certeza de que Ele vive, e nós também vivemos n’Ele”, expressou o sacerdote.
LEIA TAMBÉM: Das praças a um dos maiores espetáculos a céu aberto do Brasil: Paixão de Cristo de Floriano completa 30 anos
Teresina Ressuscita com Cristo
Teresina Ressuscita com Cristo 2015
Fernando Brito/G1
No Domingo da Ressurreição (20), toda a Arquidiocese se une para o Teresina Ressuscita com Cristo, que chega à sua 10ª edição. A programação inicia às 16h, com a procissão luminosa saindo do adro da Igreja São Benedito em direção ao Parque Potycabana, onde será celebrada a Santa Missa de Páscoa, presidida por Dom Juarez Marques.
“A Semana Santa nos convida a caminhar com Cristo, a olhar o mundo com os olhos d’Ele e a viver a graça de uma vida nova. Que sejamos homens e mulheres transformados pela luz da ressurreição. Uma feliz e santa Páscoa a todos”, celebra o padre Nery.
Fé e devoção
Semana Santa: veja programação das celebrações religiosas em Teresina
Divulgação
A Semana Santa iniciou com o Domingo de Ramos (13), também chamado Domingo da Paixão do Senhor. "Ele vem montado em um jumento e, como o povo daquela época, nós também cantamos: ‘Bendito o que vem em nome do Senhor, Hosana no mais alto dos céus", explicou o padre Nery.
Neste dia, de acordo com a Arquidiocese, também ocorreu a Coleta Nacional da Solidariedade, iniciativa para arrecadar recursos para projetos sociais em todo o país, visando promover a dignidade e o bem-estar das comunidades mais vulneráveis.
Já a Missa do Crisma, que aconteceu na segunda (14), houve a renovação das promessas sacerdotais e bênçãos dos óleos que serão utilizados ao longo do ano nos sacramentos do Batismo, Crisma e Unção dos Enfermos.
No início do Tríduo Pascal, na Quinta-feira Santa (17), são instituídos dois sacramentos fundamentais para a vida da igreja: a Eucaristia e o sacerdócio ministerial. Também é realizado o rito do lava-pés, que simboliza humildade e serviço.
“Pela Eucaristia, Cristo permanece conosco. Pelo sacerdócio, somos acompanhados pela graça. E pelo gesto do lava-pés, aprendemos a servir com amor e acolher o outro com ternura”, destaca padre Nery.
Já na Sexta-feira da Paixão (18), o silêncio e a contemplação marcam o espírito dos fiéis. Neste dia acontece a Procissão do Senhor Morto, que percorre da catedral até a Igreja São Benedito, recordando o cortejo e sepultamento de Jesus.
“Nos unimos ao calvário de Cristo. Ele carrega a cruz por nós e nos ensina que, mesmo diante da dor, não devemos endurecer o coração, mas confiar na graça de Deus e sermos apoio uns aos outros”, reflete o sacerdote.
O Sábado Santo (19), conhecido como Sábado de Aleluia, é um tempo de silêncio, expectativa e esperança. “A Páscoa começa com o fogo que ilumina, o canto do Aleluia que rompe o silêncio, a água que purifica e renova. É a celebração da vida nova em Cristo ressuscitado”, finaliza o padre Nery.
📲 Confira as últimas notícias do g1 Piauí
📲 Acompanhe o g1 Piauí no Facebook, no Instagram e no X
VÍDEOS: assista aos vídeos mais vistos da Rede Clube